Saiba o que é e quais são os benefícios da aprendizagem socioemocional

0

Os estudos sobre a aprendizagem socioemocional tiveram início há mais de duas décadas. E para entender o seu papel, bem como a sua importância no debate atual da educação é preciso considerar duas grandes iniciativas. 

A primeira foi o surgimento do Paradigma do Desenvolvimento Humano, proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que passou a considerar as pessoas como prioridade nos processos de desenvolvimento das nações, e a educação como a oportunidade central para prepará-las ao longo da vida e transformar suas potencialidades em competências. 

A segunda foi a publicação do relatório Jacques Delors, organizado pela Unesco, que apresentou um sistema de ensino fundamentado em quatro pilares: 

1. Aprender a conhecer;

2. Aprender a fazer; 

3. Aprender a conviver;

4. Aprender a ser.

A partir disso, o modelo de educação começa a ser repensado e diversas organizações iniciam seus estudos em torno das competências que irão preparar os estudantes de forma integral para enfrentar os desafios de uma sociedade marcada pelas rápidas transformações.

O Casel e as competências socioemocionais

Dentre as organizações que trabalham o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, temos como referência o Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (Casel). Considerada pioneira e a mais avançada organização nas pesquisas neste campo da educação, a missão do Casel é ajudar a integrar a aprendizagem social e emocional ao currículo acadêmico, desde a educação infantil. 

Isso porque anos de pesquisas comprovam os benefícios da educação que promove as habilidades socioemocionais para o desenvolvimento humano, contribuindo no processo de aprendizagem e aplicação de conhecimentos, no gerenciamento das emoções e dos objetivos pessoais e coletivos, na demonstração de empatia, no estabelecimento e manutenção de relacionamentos, além da tomada de decisão segura e responsável.

E para alcançar esses benefícios, que impactam os estudantes, suas famílias, seus professores e sua comunidade, a aprendizagem socioemocional é ancorada em cinco competências, que podem ser ensinadas e trabalhadas para o sucesso acadêmico e na vida.

As cinco competências da aprendizagem socioemocional

Autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável são as cinco competências socioemocionais sugeridas pelo Casel para serem desenvolvidas a fim de obter equidade e excelência educacional. Agora, vamos entender um pouco mais sobre elas:

Autoconhecimento reconhecer as próprias emoções e valores, bem como seus talentos e suas limitações.

  • Reconhecer emoções;

  • conhecer as próprias capacidades, valores, motivações, emoções e limitações;

  • compreender como é percebido e interpretado por outras pessoas.

Autorregulação – saber identificar e lidar com emoções e atitudes para atingir objetivos pessoais.

  • Gerenciar emoções, pensamentos e comportamentos;

  • estabelecer metas, motivar-se e alcançar objetivos.

Consciência social – demonstrar empatia e entendimento sobre o outro.

  • Apreciar a perspectiva do outro;

  • compreender normas e identificar oportunidades e recursos disponíveis para um comportamento social responsável e prestativo.

Habilidades de relacionamento – construir relacionamentos positivos, trabalho em equipe e resolução efetiva de conflitos.

  • Estabelecer e manter relações e amizades;

  • gerenciar construtivamente problemas em relações interpessoais.

Tomada de decisão responsável – decisões sobre atitudes pessoais e sociais baseadas em conceitos éticos e construtivos.

  • Tomar decisões seguras e responsáveis, e assumir as consequências por suas escolhas e comportamentos.

Dessa forma, as habilidades desenvolvidas na aprendizagem socioemocional são essenciais para a formação de pessoas melhores, além de ajudar na identificação de desigualdades e capacitando jovens e adultos a cocriar escolas prósperas, bem como contribuir para comunidades mais seguras, saudáveis ​​e justas.

Quer saber mais sobre aprendizagem socioemocional? Acompanhe os nossos conteúdos aqui no blog e nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.