É fato que a pandemia alterou a rotina das crianças e apoiar o bem-estar socioemocional delas neste período tem sido um desafio para os educadores, bem como fornecer esse suporte à distância. Nesse cenário, as aulas online passaram a ser uma boa estratégia para manter o relacionamento entre os estudantes e a comunidade escolar, especialmente, em momentos de fechamento das escolas.
Com o objetivo de contribuir com os educadores, nós, do Instituto Vila Educação, disponibilizamos uma biblioteca de atividades para apoiar nas aulas à distância. O material foi desenvolvido pelo Committee for Children para o Programa Second Step® e adaptado por nós para o Programa Compasso, visando ajudar na criação de aulas à distância eficazes, acolhedoras e interativas.
As atividades da biblioteca
Neste conteúdo, os educadores terão acesso a mais de 20 atividades facilmente adaptáveis para as aulas à distância, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Dentre elas, estão:
- Nossa comunidade escolar, que explora o que significa fazer parte de uma comunidade.
- Falando sobre sentimentos fortes, que ajuda a identificar os sentimentos que os estudantes compartilham sobre a escola.
- Semelhanças e diferenças, que explora as maneiras que os estudantes são semelhantes e diferentes uns dos outros.
- Pelo o que você é grato?, que faz pensar sobre o que é bom no mundo dos estudantes, já que muitas coisas estão mudando.
- Show de talentos, que visa reconhecer os talentos dos colegas e identificar algo novo para aprender.
- Construindo uma comunidade respeitosa, que identifica maneiras de ser respeitoso.
Mesmo distante fisicamente, a escola pode assumir um papel valioso no apoio aos estudantes, mantendo suas conexões, seu processo de aprendizagem e cuidando dos seus sentimentos por meio de canais de comunicação e experiências positivas.
A biblioteca de atividades para apoiar educadores nas aulas à distância está disponível gratuitamente. Clique na imagem para baixar o conteúdo e aproveite com a sua turma!
Excelente ideia de apoio aos professores para que possa levar as crianças um pouco de alegria, calmaria por meio das histórias e essas atividades que trabalha as competências socioemocionais.