A pandemia influenciou o processo de aprendizagem e bem-estar das crianças. Rapidamente, elas tiveram que se adaptar a mudanças e a uma nova forma de aprender, longe do professor e da convivência com os colegas, com a migração para o ensino online. Com o retorno às aulas acontecendo, em meio a um cenário ainda desafiador, a aprendizagem socioemocional pode desempenhar um papel valioso na acolhida dos estudantes.
Isso porque o desenvolvimento de habilidades socioemocionais contribui para que as crianças lidem melhor com as suas emoções e as dos outros e possam se sentir mais seguras diante de tantas transformações e incertezas.
Pensando nisso, listamos 5 dicas da aprendizagem socioemocional para acolher os estudantes na volta às aulas – mesmo que remotamente:
- Reforçar o vínculo e a confiança dos estudantes em seus professores por meio de um relacionamento mais próximo e atencioso;
- Acolher as famílias por meio de um canal de comunicação afetivo e seguro;
- Proporcionar conversas sobre como os estudantes estão lidando com os desafios da pandemia e do aprendizado a distância;
- Praticar a empatia, reconhecendo e compreendendo as dificuldades que as famílias e os estudantes possam ter em casa, e incentivá-los a buscar as soluções dos seus problemas em conjunto;
- Motivar e resgatar a confiança dos estudantes na sua própria capacidade de aprender e prosperar.
Nesse retorno, seja presencial, online ou híbrido, a comunidade escolar está com o desafio de equilibrar o bem-estar do estudante com o seu sucesso acadêmico. Mas, com cuidado, planejamento e estratégias de ensino estruturadas, é possível construir resiliência socioemocional, reforçar o comportamento positivo e reduzir as lacunas de aprendizagem.
E se há um momento adequado para repensar a educação e incorporar novas competências ao currículo escolar, com objetivo de desenvolver integralmente os estudantes, esse momento é agora.
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