A aprendizagem socioemocional visa contribuir para o desenvolvimento humano auxiliando no entendimento e na gestão das emoções em diferentes situações e contextos da vida.
De acordo com o Casel, organização de abrangência mundial e uma das pioneiras dos estudos acerca da aprendizagem social e emocional, mais de duas décadas de pesquisas comprovam que a aprendizagem socioemocional dá resultados.
E essas habilidades essenciais, como saber lidar com as emoções, fortalecer a empatia e resolver os problemas de forma responsável, podem ser trabalhadas e incentivadas desde a infância, no convívio familiar, com a comunidade e dentro das escolas.
No Brasil, as diretrizes socioemocionais sugeridas pelo Casel foram estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017, por meio de homologação do Ministério da Educação (MEC), e passaram a ser consideradas nas competências gerais. Dessa forma, todas as escolas deverão contemplá-las em seus currículos a partir deste ano.
Assim, conhecer mais sobre a aprendizagem socioemocional se tornou imprescindível para os agentes da educação. Em linha com as diretrizes, o currículo do Programa Compasso, que é totalmente voltado para as escolas da rede pública do Brasil, já oferece uma estrutura de quatro áreas que compõem as unidades dos materiais pedagógicos para serem trabalhadas pelos professores de forma específica com cada faixa etária. Vamos conhecê-las?
As quatro unidades do Programa Compasso Socioemocional são:
Habilidades de Aprendizagem – os estudantes desenvolvem habilidades fundamentais para participar com êxito do processo de aprendizagem. Por exemplo: escutar de forma eficaz, focar a atenção, falar consigo mesmo e se comunicar de forma assertiva.
Empatia – os estudantes aprendem a identificar e entender seus próprios sentimentos e os dos outros, a assumir perspectivas diferentes das suas e demonstrar compaixão pelo próximo.
Lidando com as Emoções – os estudantes aprendem a reconhecer seus sentimentos intensos e a se acalmar usando técnicas de respiração e mindfulness.
Resolução de Problemas – os estudantes aprendem a resolver problemas e conflitos entre eles de forma segura e respeitosa e a cultivar as habilidades de fazer e manter amizades.
Para o desenvolvimento dessas habilidades, a participação e engajamento dos professores é fundamental, especialmente na implementação de estratégias de ensino mais flexíveis e abrangentes para estimular os alunos a serem protagonistas em seus processos de aprendizagem.
Além do material estruturado do Programa Compasso, os professores ainda podem contar com o suporte da nossa equipe para formação inicial e continuada, com diversos modelos de atuação que são adaptados de acordo com a necessidade.
Aproveite para conferir o post sobre as aulas da aprendizagem socioemocional do Programa Compasso clicando aqui.
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Existe esse programa para trabalhar com jovens e adultos?
Oi Alessandra.
Ainda não! Beijos