Veja como funcionam as aulas do Programa Compasso Socioemocional

0

Existem diversos centros de pesquisa desenvolvendo estudos sobre as competências fundamentais para as pessoas enfrentarem os desafios deste século. Nós adotamos o Casel como referência por ser uma organização que apoia o desenvolvimento das competências socioemocionais como uma construção ativa de habilidades e comportamentos que podem ser ensinados, aprendidos e praticados dentro do modelo educacional.

Nesse sentido, entre as nossas iniciativas que visam ao desenvolvimento humano por meio das habilidades socioemocionais, desenvolvemos o Programa Compasso. Direcionado às crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1 da rede pública do Brasil, o programa contribui para a construção de habilidades essenciais, como: aprender a aprender, fortalecer o sentimento de empatia, aprender a gerir as emoções e resolver os problemas de forma segura e responsável.

Desenvolver essas habilidades desde a infância é importante porque traz uma série de benefícios para as crianças ao longo de suas vidas. Entre eles, estão o aumento do desempenho acadêmico, a melhora no comportamento dentro e fora da sala de aula e a criação de um ambiente escolar mais respeitoso e seguro para todos. 

Mas como os alunos aprendem no Programa Compasso Socioemocional?

O Programa Compasso é a versão brasileira do programa americano Second Step, que conta com uma metodologia de ensino fundamentada em pesquisas científicas, nas áreas da neurociência, da aprendizagem socioemocional e de experiências realizadas em sala de aula que comprovaram a eficiência do programa.  

Com materiais estruturados e um roteiro de cada aula, o Programa Compasso oferece todo o suporte para os professores desenvolverem as aulas de forma lúdica e criativa, e os alunos aprenderem os conceitos por meio de histórias e discussões, músicas, atividades práticas, reflexões dirigidas e trabalhos em grupo.

Então, sempre de forma interativa e incentivando o pensamento crítico das crianças, as aulas do Compasso acontecem uma vez por semana para os estudantes do ensino fundamental 1, com duração de 50 minutos. Já na educação infantil, as aulas do Compasso ocorrem diariamente, com atividades que levam de 10 a 15 minutos, sempre seguindo o roteiro proposto nas pautas de aula.  

O Compasso também convida os familiares das crianças a participarem do desenvolvimento socioemocional e da rotina de aprendizado delas por meio dos temas trabalhados em sala de aula e das atividades propostas que vão no caderno do aluno. 

E para dar suporte à implementação do Programa Compasso, que já atendeu mais de 350 mil estudantes, nossa equipe também oferece formação de professores, inicial e continuada, com diversos modelos de atuação e acompanhamento, de acordo com as necessidades dos professores ou da escola. 

Ficou interessado no Programa Compasso Socioemocional e quer saber mais sobre as aulas? Acesse o vídeo das aulas da educação infantil e do ensino fundamental 1 e entre em contato conosco. 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.