Mais empatia, por favor!

0

Veja como ensinar empatia para as crianças nas aulas à distância

Empatia foi uma das palavras de ordem no último ano, em todo o mundo. A pandemia e seus efeitos fizeram as pessoas exercitarem mais a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos, especialmente, por vivenciarmos uma situação de saúde pública que só poderia ser superada com a colaboração de todos. 

A empatia é uma das habilidades essenciais para que a vida em sociedade seja mais respeitosa, inclusiva e justa, uma vez que convivemos com as diferenças o tempo todo, nos mais variados contextos. Como toda habilidade social, a empatia pode ser desenvolvida desde a infância e trabalhada em sala de aula por meio de programas de educação socioemocional.

Mas como ensinar empatia para crianças nas aulas à distância?

Diferente do ensino presencial, em que é possível reconhecer mais rapidamente como o  aluno está e conduzir atividades que promovam a empatia na sala de aula, no ensino online, os educadores precisam criar caminhos intencionais para que os alunos ouçam com atenção e compartilhem o que estão experienciando. 

Algumas atividades e práticas, mesmo à distância, podem ajudar as crianças a desenvolverem essa habilidade tão importante para a vida em sociedade:

  • Seja exemplo e adote uma postura empática ao identificar as dificuldades de cada estudante.
  • Promova conversas sobre os sentimentos de cada estudante da turma, sejam eles confortáveis ou desconfortáveis, a fim de aumentar a percepção de que as pessoas podem ter sentimentos diferentes diante de uma mesma situação. 
  • Realize atividades lúdicas, como ouvir música e contar histórias, apresentando personagens que vivenciaram situações em que a empatia se fez presente em suas jornadas. 
  • Promova atividades que apresentem situações do cotidiano, mostrando pequenas formas de se importar e se colocar no lugar do outro, como oferecer o assento no transporte público para quem mais precisa, ajudar os pais em casa, entre outras. 

Nesse processo de aprendizagem da empatia e de outras competências socioemocionais à distância, os educadores têm papel fundamental e devem exercitar estratégias de construção de relacionamento com seus alunos para superarem juntos obstáculos sem precedentes para a educação. 

| Para apoiar os educadores, nós desenvolvemos uma biblioteca com mais de 20 atividades socioemocionais facilmente adaptáveis para aulas à distância. Confira aqui e aproveite com a sua turma!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.