Educação Básica: saiba como o Programa Compasso dialoga com a nova BNCC

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais para os estudantes da Educação Básica. Seu objetivo principal é ser balizadora da qualidade da educação no Brasil e, nesse sentido, tem como papel nortear a formulação dos currículos das redes escolares, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. 

A nova BNCC, homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017, passou a considerar a formação integral dos estudantes por meio do desenvolvimento das chamadas competências do século XXI, que preveem a formação de cidadãos mais críticos, participativos e responsáveis. 

Dessa forma, a nova BNCC passou a considerar as competências socioemocionais e cognitivas fundamentais para os estudantes, somando-as às competências gerais. Assim, a partir deste ano, todas as escolas deverão contemplá-las em seus currículos.  

A nova BNCC e o Programa Compasso Socioemocional

Alinhado às diretrizes da nova BNCC, o Programa Compasso visa à prevenção de problemas de comportamento e à promoção do desempenho acadêmico dos estudantes por meio de competências e habilidades socioemocionais diversas. Entre elas, a empatia, a compaixão, o reconhecimento de emoções e a resolução de conflitos, além de habilidades ligadas à amizade e à sociabilidade. 

A partir dessas premissas, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais seguro e bem-sucedido nas escolas, incentivando o respeito mútuo e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Estabelecidas pela nova BNCC, as competências socioemocionais aplicadas pelo Compasso são as sugeridas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), pioneira nos estudos acerca da aprendizagem social e emocional. São elas: o autoconhecimento, a autorregulação, a consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável

No Compasso, essas competências são trabalhadas com as crianças de forma específica, de acordo com cada faixa etária, em uma estrutura de quatro áreas que compõem as unidades dos materiais pedagógicos. Assim como a BNCC, o Compasso também se preocupa com a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, que exige do estudante adaptação à apresentação dos temas em forma de disciplinas, além de novas formas de avaliação e desafios socioemocionais. 

Por isso, os conteúdos articulam diferentes assuntos do cotidiano, e os professores são incentivados a interagir com as crianças de maneira lúdica e criativa, diversificando os recursos e inserindo-as no processo de construção e fixação do conhecimento.

Os familiares e a comunidade também exercem participação importante e direta na rotina de aprendizado infantil ao estimular as crianças à descoberta com base em situações do dia a dia. 

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