Atividades socioemocionais para crianças demonstrarem os bons sentimentos do Natal

0

O ano de 2020 foi cheio de desafios por causa da pandemia que estamos atravessando, e gerenciar tantas mudanças e sentimentos não foi uma tarefa fácil para nós. Agora, imagina para as crianças, que tiveram suas rotinas completamente transformadas e de maneira tão repentina, não é verdade?

Mas o fim do ano está chegando e esta é uma época em que buscamos renovar nossas energias, agradecer pelo que foi bom e encher nossos corações de esperança, desejando que tudo seja melhor no ano novo que se aproxima.

E pensando em como levar mensagens positivas para as crianças e suas famílias nesse período, nós criamos o Caderno Especial de Natal, com atividades socioemocionais.

Alinhado às diretrizes da aprendizagem socioemocional, o conteúdo traz 10 atividades que visam estimular o autoconhecimento nas crianças por meio de sugestões que têm sinergia com os sentimentos propostos nesta época do ano, como compaixão, amor, solidariedade e gratidão. 

As atividades socioemocionais de Natal presentes no caderno são: 

Calendário de gentilezas para o mês de Natal – durante o mês de dezembro, até o dia do Natal, a criança encontrará uma pequena missão de gentileza para cumprir. 

Pote dos desejos para 2021 – a proposta desta atividade é registrar os bons desejos para o ano que vem. 

Respirando ares natalinos – nesta atividade, a criança aprende a controlar a ansiedade e os sentimentos mais fortes dessa época com a respiração abdominal. 

Árvore de apoio – aqui a proposta é a criança pensar nas pessoas que a apoia quando ela se sente triste ou tem um problema para resolver e fazer um desenho de cada uma delas na sua árvore de Natal, para demonstrar o quanto elas são importantes e a faz sentir segura. 

Carta da gratidão – a proposta desta atividade é a criança manifestar sua gratidão às pessoas especiais por meio de uma carta. 

Meu presente de Natal para você – aqui a criança prepara um presente especial para surpreender as pessoas queridas, destacando as qualidades que mais gosta nelas. 

Faz de conta – a proposta desta atividade é a criança imaginar que é o Papai Noel e que irá distribuir, em vez de presentes, sentimentos bons para as pessoas da sua família.

Conversando com o Papai Noel – a proposta é a criança lembrar dos momentos divertidos deste ano e fazer um desenho para o Papai Noel contando sobre esses momentos. 

Elogios de Natal – nesta atividade, a criança produzirá um cartão de Natal para elogiar ou dizer coisas carinhosas para as pessoas que ama. 

Por outro lado… – aqui a criança aprenderá que todas as situações têm os dois lados, o positivo e negativo, e como lidar com os sentimentos em todas elas.

O Caderno Especial de Natal é um convite para reflexão e demonstração dos melhores sentimentos em um ano que desafiou todos nós. Baixe-o gratuitamente e pratique com as crianças!

Caderno de Atividades Socioemocionais para o Natal

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.