Como tudo começou: a origem do Instituto Vila Educação e do Programa Compasso Socioemocional

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Fundado em 2014, em São Paulo, o Instituto Vila Educação é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano por meio de habilidades socioemocionais. 

Reconhecendo a importância dessas habilidades e tendo a educação como propósito e meio de transformação, dentre as suas iniciativas, o Instituto Vila Educação criou o Programa Compasso Socioemocional.

Desenvolvido a partir do Second Step, programa americano baseado em pesquisas de evidência e presente em mais de 70 países, o Compasso visa promover um ambiente de aprendizagem bem-sucedido para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, da rede pública do Brasil. 

A decisão pelo Second Step se deu após um extenso trabalho de pesquisa com diversos outros programas de intervenção socioemocional. Entre os fatores que contribuíram para a decisão, está o currículo estruturado, ministrado pelos próprios professores de sala de aula e que compreende uma proposta de integração acadêmica com as outras disciplinas escolares. 

Primeira Implementação do Programa Compasso no Brasil

Em 2015, a convite da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, o Instituto Vila Educação iniciou a primeira implementação do Programa Compasso no Brasil em um projeto-piloto realizado com 17 escolas do Ensino Fundamental I. 

O desafio era introduzir a aprendizagem socioemocional nas escolas que estavam em processo de transformação, passando de uma atuação de tempo parcial para período integral, com currículo estendido. Ou seja, a educação socioemocional, por meio do Programa Compasso, estava sendo incorporada para costurar esse novo currículo de ensino integral, agregando à educação tradicional esse novo olhar para o desenvolvimento de habilidades tão necessárias na escola e na vida dos estudantes. 

O projeto piloto evidenciou as necessidades de adaptação do programa para garantir uma implementação eficiente, definindo 4 ações fundamentais.

As quatro fases da implementação do Programa Compasso

Para garantir uma implementação exitosa do programa foi necessário mapear 4 fases. Vamos ver: 

1. Realizar formações de gestores e professores presencialmente nas escolas.

As formações presenciais foram divididas em três etapas. Primeiro, foi realizada a formação inicial para os gestores, que é a porta de entrada do Programa Compasso na escola e, portanto, é necessário garantir o engajamento destes na implementação de forma transversal em toda a escola. Nesta etapa, os gestores passaram por uma sensibilização socioemocional, entenderam os objetivos e benefícios do programa no tocante às questões de comportamento e atitude dos estudantes, na promoção do desempenho acadêmico e na construção de habilidades fundamentais para a vida em comunidade. 

Depois foi feita a Formação Básica para os professores iniciados no programa, que também passaram por uma sensibilização socioemocional,  aprenderam sobre os pilares e objetivos do programa e seguiram para a prática e exploração do material 

E, ao longo do ano escolar, foram realizadas as formações continuadas com toda a equipe escolar, para que as novas práticas socioemocionais pudessem atingir a escola como um todo. Nesses encontros foram abordadas, de forma teórica e prática, as questões sobre as unidades do programa que estavam sendo ministradas pelos professores em sala de aula, a cada mês. 

2. Criar o Caderno do Aluno com atividades para serem realizadas em casa, com a família.

O Caderno do Aluno foi criado com o intuito de envolver as famílias no processo de construção das habilidades socioemocionais de seus filhos, para que este novo aprendizado possa dar frutos não apenas na escola, mas em lares e comunidades como um todo.

3. Realizar reuniões de pais para envolver as famílias neste novo aprendizado escolar. 

As reuniões de pais nas escolas para a apresentação do programa foram uma adaptação realizada após o primeiro ano de implementação do Compasso. A convite dos professores e gestores das escolas, a equipe do Instituto Vila Educação vai até a escola para apresentar os benefícios do programa para as famílias, a fim de  sensibilizá-los e engajá-los nas atividades do caderno dos alunos. 

4. Realizar visitas nas escolas para acompanhamento e monitoramento da implementação. 

As visitas de acompanhamento foram necessárias para garantir uma correta implementação, como monitoramento da evolução e do rendimento do programa.

2020

Cinco anos depois da primeira implementação, o Programa Compasso Socioemocional já impactou mais de 350 mil crianças brasileiras e suas famílias, e está presente em mais de 400 escolas espalhadas por todo o território nacional. 

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