Educação Socioemocional: Programa Compasso impacta mais de 35 mil crianças em Boa Vista (RR)

0

A influência das emoções nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação humana vem sendo aprimorada nas duas últimas décadas  e tem transformado os paradigmas da educação em todo o mundo. São crescentes os estudos que comprovam os impactos positivos dos programas de educação socioemocional, especialmente os implementados dentro da sala de aula.

Essas transformações não são apenas na vida dos estudantes, mas também em suas famílias, em toda a escola e na comunidade. Aqui no Brasil, um bom exemplo dos impactos positivos da aprendizagem socioemocional em sala de aula é em Boa Vista (RR), onde a prefeitura, pensando na melhoria da qualidade de ensino dos estudantes, implementou, em 2017, o Programa Compasso em todas as escolas da rede municipal, impactando mais de 35 mil crianças, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Para 82,8% dos professores de Boa Vista, o Programa Compasso ajuda a melhorar a disciplina dos alunos em sala de aula

Para garantir uma implementação eficaz do Programa Compasso, a equipe do Instituto Vila Educação oferece conteúdo, formação e todo suporte necessário às escolas e aos professores. Na rede municipal de ensino de Boa Vista, a implementação do Compasso foi realizada de acordo com quatro fases: 

  1. Formação inicial para técnicos da secretaria, gestores, coordenadores e  professores;
  2. Workshops de formação mensal para os professores; 
  3. Visitas de acompanhamento das aulas nas escolas; 
  4. Palestras para as famílias.

A fim de obter resultados sobre o Programa Compasso em sala de aula, o instituto conduziu uma pesquisa com 686 professores, durante o ano letivo de 2019. Veja os destaques:

Formação de professores para Educação Socioemocional

Para 95,6% dos professores, as formações do Programa Compasso contribuíram ou contribuíram muito para o seu desenvolvimento profissional. Para 94,1% as formações também contribuíram ou contribuíram muito para o seu desenvolvimento pessoal.

Programa Compasso na sala de aula

  1. Aplicação da educação socioemocional em sala de aula: 84,1% dos professores acreditam que o ensino das habilidades socioemocionais deve fazer parte do trabalho deles. Para 82,4% as habilidades socioemocionais desenvolvidas tornam o ensino mais fácil. 
  1. Melhora no comportamento e disciplina dos estudantes: 65% dos professores afirmaram que perdem menos tempo chamando a atenção dos estudantes durante as aulas, enquanto 82,8% acreditam que o Programa Compasso ajuda a melhorar a disciplina dos alunos em sala de aula.

Engajamento dos estudantes com o Programa Compasso

Segundo 96,6% dos professores, os alunos gostam ou gostam muito das aulas do Programa Compasso e 82,4% observaram melhora no relacionamento entre os alunos desde a implementação do programa. 

Participação das famílias na Educação Socioemocional das crianças

Na pesquisa, a participação das famílias mostrou ser o maior desafio enfrentado pelos  professores na implementação do Programa Compasso, e 94,5% dos professores acreditam que são importantes as palestras regulares para engajamento e participação das famílias.

Conclusões

  • A pesquisa sobre o desempenho do Programa Compasso Socioemocional em Boa Vista, realizada em 2019 pelo Instituto Vila Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, demonstrou resultados promissores.
  • A adesão dos professores e o reconhecimento dos benefícios do programa têm sido observados ao longo dos anos, por meio dos acompanhamentos que a equipe do instituto faz nas escolas.
  • O desafio de aproximar as famílias da educação de seus filhos foi abraçado com grande otimismo pelo instituto, por acreditar que a aprendizagem socioemocional é um caminho de transformação social, inspirando gerações futuras a sonharem e conduzirem seus sonhos com confiança, valores éticos, autonomia e respeito ao próximo.

Os impactos do Programa Compasso em Boa Vista virou documentário! No Compasso das Emoções estreia dia 16/3 no nosso canal do YouTube.

No Compasso das Emoções

|Quer saber como implementar a Educação Socioemocional por meio do Programa Compasso na sua escola? Fale com a gente!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.